Leitura de À sombra da vida

 


Uma partilha do Clube de leitura em portugués.


Comentários da reunião final

Em geral todo o grupo considerou o livro melhorável. Houve três pessoas que não conseguiram acabá-lo. As qualificações que dariam ao livro variam entre 5 (as pessoas que não o conseguiram acabar) e entre 6 e 8 (as pessoas que o acabaram). Apenas uma pessoa não conseguiu compreender o texto, as outras não tiveram dificuldades para fazer a leitura.

Acharam todos e todas que a história era boa mas que faltavam dados importantes para conseguir que o romance se tornar mais interessante. Para todas as leitoras o tempo no que decorrem os factos é demasiado lento o que faz a novela cansativa e maçante.

Pontos bons
- A perspetiva múltipla da narração, os diferentes pontos de vista dos amigos sobre a situação da protagonista. Como um mesmo facto pode ser interpretado de formas diferentes por diferentes pessoas.
- O tema e a história em sim é muito boa.

Pontos maus
- Avança pouco a narração, repete muito a mesma questão. Isto faz difícil que a leitura avance.
- Alguns acontecimentos ficaram pouco desenvolvidos: falta saber como evolucionaria a relação com o pai ou como seria a vida com a mãe.
- Faltaria ter a perspetiva da mãe sobre o seu problema, assim como há a perspetiva da Beatriz e dos amigos sobre os problemas da Beatriz, nunca aparece o que pensa a mãe em primeira pessoa.
- A história do Tomás fica descolada.
Em geral, as personagens são críveis, mas a postura da mãe da Catarina não seria a mais comummente adotada pelas mães das leitoras e leitores.



Comentarios